vaca

O leite humano e, sem dúvida, o melhor alimento para a criança. Sua composição fornece a energia e nutrientes necessários em quantidades apropriadas. O leite materno é alimento completo porque: Contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares, proteínas, todos apropriados para o organismo do bebê. Possui muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não se encontram no leite de vaca e em nenhum outro leite. Já as fórmulas infantis são usadas quando as mães não conseguem amamentar, e deve-se seguir a orientação do pediatria que orientara a melhor fórmula para o bebê, podendo optar pela combinação aleitamento materno e o uso das fórmulas infantis na alimentação das crianças. Pelo leite  materno ser o mais adequado, completo, equilibrado e suficiente para o seu filho, o incentivo ao aleitamento materno deve ser contínuo,  por ele ser o alimento ideal,  pois contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento da criança. Há evidência de que quanto maior o atraso no início do aleitamento materno, maiores as chances de morte de recém-nascidos no período neonatal causada por infecções.

bebeO leite materno dá proteção contra doenças porque: Só ele tem substancias que protegem o bebê contra doenças como: diarreia (que pode causar desidratação e desnutrição), diminuição do risco de obesidade na infância, pneumonias, infecção de ouvido, alergias, hipertensão, diabetes ma vida adulta. Bebês que mamam no peito apresentam melhor crescimento e desenvolvimento. Trabalho científicos identificam que essas crianças são mais inteligentes, favorecendo o desenvolvimento cognitivo.

Não há dúvidas quanto a importância do leite materno, além da facilidade, está pronto a qualquer hora, e na temperatura certa para o bebê, e não precisa ser comprado, oferecendo benefícios econômicos.

O primeiro liquido que sai na primeira mamada é chamado de colostro é o leite que a criança precisa nos primeiros dias, pode ser claro ou amarelo, grosso ou ralo. o colostro é o alimento que defende o bebê de muitas doenças,  por isso é comparado a uma vacina, depois de alguns dias, o colostro vai mudando de cor. É importante que o recém-nascido mame o colostro, porque ele contém tudo o que o bebê necessita nos primeiros dias. A composição do leite humano é diferente do de vaca, por isso o mesmo não é recomendado para crianças de até 1 ano de idade. O leite materno é o alimento ideal, não sendo necessário oferecer água, chá e nenhum outro alimento até os seis meses de idade. As crianças nascidas antes do tempo oi com peso baixo devem tomar o leite de suas próprias mães porque o leite produzido é especial para os mesmos, ou seja, o leite da mãe tem substâncias nas quantidades necessárias para os seus filhos. O aleitamento materno exclusivo é recomendado até os seis meses de vida da criança e sua continuação até os dois anos.

Dar de mamar é um ato de amor e carinho: Faz o bebê sentir-se querido, seguro!

Fontes Bibliográficas
Atuação do pediatra nos primeiros mil dias da criança: a busca pela nutrição e desenvolvimento saudáveis. Jornal de Pediatria/2015.
Manual de Aleitamento Materno Fiocruz.

quadro

Apresentação: Camila Bigliardi Gienessini- Nutricionista formada pela UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul, no de 2006), com especialização em Tecnologia dos Alimentos pela Univates, em 2007 e pós-graduanda em Nutrição Clínica em Pediatria: Da concepção à adolescência, pelo (IPGS)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This