Desfralde

Desfralde! Você está preparada?

Olá tudo bem? Hoje quero contar um pouco da minha experiência com o desfralde do meu mais novo, que está com 2 anos e 2 meses. Quem me acompanha no Facebook e no Instagram viu que fui postando algumas coisas do nosso dia-a-dia, e hoje posso dizer que deu certo, não usa mais fralda durante o dia e já pede pra ir ao banheiro.

Todo mundo comenta que a partir dos dois anos de idade as crianças já começam a dar sinais de que estão se preparando para controlar o xixi e o cocô, mas cada criança tem seu tempo. E eu ainda acho que a mãe tem que estar mais preparada que a criança, temos que ter muita paciência e cuidado pra não ser traumatizante.

Li também que a partir do momento que as crianças conseguem pular com os dois pés juntos elas já conseguem a controlar o cocô e xixi.

Algumas dicas:

  • Quando decidir de tirar as fraldas não colocar em nenhum momento durante o dia para não confundir a criança;
  • Aproveite o verão, fácil de deixar a criança a vontade;
  • Comprar cuecas ou calcinhas com personagens infantis;
  • Assistir o irmão mais velho ou os pais usando o vaso, ajuda muito no processo;
  • Quem preferir usar o penico, faz a compra explicando que é um presente, explicando a criança que ela cresceu;
  • Após o uso do penico, o cocô ou xixi devem ser jogados no vaso junto com a criança;
  • Se escapes ocorrerem, não brigue nem castigue a criança, tudo é muito novo e não aprendem de um dia para o outro, não sabem controlar;
  • Elogie todas as tentativas e faça muita festa quando a criança conseguir fazer no penico ou privada, isso incentiva;
  • O apoio da Escola ajuda muito, mas não podemos esquecer que a responsabilidade é dos pais, a escola apenas continua um processo que começa em casa.

Essas dicas funcionaram muito bem na minha casa, mas cada criança é uma criança, tem crianças que dão sinais que não querem mais usar fralda, com o meu mais novo não teve esse sinal, mas quis aproveitar o verão e as minhas férias para tentar e deu certo.

Comecei o processo dia 02 de janeiro, dia 16 ele voltou ir para escolinha e mandei ele de fralda, fiquei na dúvida já que ele ainda fazia no chão e como a Escola ia reagir a esse processo de desfralde (já que os dias que ele ficou em casa não foram suficientes para ele entender que não usaria mais fralda), não podemos esquecer que todo o processo de mudança com os nossos filhos a responsabilidade sempre é dos pais a escola apoia e auxilia mas não pode ser responsabilizada. Conversei com a professora e no outro dia já mandei ele sem fralda e com mudas de roupas a mais na mochila, depois de uma semana já me mandaram as fraldas que estavam na escola, que ele não usava mais e estava evoluindo bem, digo que com a ajuda da Escola o processo fica mais fácil e rápido.

Hoje ele já pede para ir ao banheiro, usa fralda para dormir ainda, mas a fralda acorda sequinha! Próxima etapa é o desfralde noturno, mas acredito que esse vai acontecer naturalmente 😉

Lembrando… A mãe tem que está mais preparada que o filho! Os nossos filhos não nascem sabendo, nós temos que ensinar a comer, a caminhar, a falar e ir ao banheiro e não usar mais fraldas! Então antes de começar o processo de desfralde pare e pense se está disposta para dar o start 😉

Espero que tenham gostado das dicas.

Beijos

 

10 Comentários

  1. marcio disse:

    Muito show!
    Bem explicadinho e realmente foi bem isso que aconteceu!
    Adeus Fraldas, adeus buscas por promoções, adeus panvel toda semana!!!

  2. Valeria disse:

    Fiz tudo isso,minha pequena já entende que tem que pedir para fazer suas necessidades, só falta a fralda da noite, mais cada coisa no seu tempo,eu sei que o dela vai chegar.Obrigada pelas dicas super valiosas.

  3. Ana Claudia disse:

    o desfralde é um momento bem delicado. Mas cada criança tem seu tempo e nós mães estamos sempre atentas e por perto para ajudar. Com o meu filho também comprei várias cuecas com personagens que ele gostava e o processo foi tranquilo.

  4. Desfralde tem que ser um processo calmo! Exige paciência e muita paciência de todos os envolvidos e claro sinais óbvios que o pequeno (a) está pronto para isso!

  5. Desfralde é sinônimo de paciência e no tempo da criança né? Eu desfraldei a Melissa primeiro no dia, que foi relativamente rápido, e demorei bastante para tirar a fralda noturna por pura insegurança da minha parte.

  6. Mary disse:

    Adorei as dicas, Melzinha já passou pelo processo de desfralde,
    não foi fácil mais conseguimos rs

  7. Tatiana disse:

    Por aqui também desfraldamos nesse verão, e foi bem tranquilo. Graças a Deus!

  8. Lele disse:

    Importante respeitar o tempo da criança independente do que dizem os “marcos” ne?
    otimas dicas
    Lele

  9. Adorei as dicas! Não tive problemas com desfralde dos meus filhos, a minha sobrinha é que demorou mais um pouco. bjokas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This