Maio já está no finzinho, mas como ainda estamos no Mês das Mães, vim correndo para deixar registrada a minha homenagem.

Mesmo sendo uma data recente no mundo ocidental, sabiam que o Dia das Mães é uma comemoração muito antiga, originária da Grécia? A entrada da primavera (que no hemisfério norte é de março a junho) era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. “Uma festividade derivada do costume de adorar a mãe, na antiga Grécia. A adoração formal da mãe, com cerimônias para Cibele ou Rhea, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos idos de março, em toda a Ásia Menor.” (diz a Enciclopédia Britânica).

Nos Estados Unidos, esse dia especial foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914, após o Congresso Nacional aprovar a “Resolução designando o segundo domingo do mês de maio como o Dia das Mães”, na verdade como o resultado de uma longa luta feminista. Já no Brasil, a data foi oficializada pelo presidente Getúlio Vargas somente em 1932, também determinando o segundo domingo de maio para a comemoração.

Bem, mas o que isso tem a ver com a gente, e com essa coluna que é principalmente sobre beleza?
Eu trabalho com beleza há mais de 6 anos, e já atendi tantas pessoas que perdi a conta. Muitas mulheres me comentam que gostariam de ter aprendido a se maquiar desde cedo, que gostariam de ter adquirido o hábito de cuidar da pele… e por aí vai. Hoje, adultas, ou perto da meia idade, dizem que é difícil de mudar, parece tudo complicado ou trabalhoso.

Esse pensamento nunca me saiu da cabeça, e quando conhecia a mãe ou a família de uma amiga que tinha feito essa confissão, percebia que eram todas do mesmo estilo mais desligado. Pra mim, sempre foi um prazer me cuidar e me embelezar. Adoro escolher a roupa que vou usar, os acessórios, adoro passar hidratante e colocar um perfume. Sou apaixonada por esmaltes e pra mim fazer a mão uma vez por semana é pouco, pois poderia trocar a cor do esmalte quase todos os dias. Escolher um novo estilo ou uma nova cor para o cabelo é uma diversão. Amo me maquiar e faço isso sempre com capricho, e ainda fico inventando looks novos e aprimorando minha técnica. A partir disso, passei a pensar muito na minha família, e lembrei muito da minha querida avó materna.

A minha avó (chamada sempre por todos os netos de Vozinha) era muito vaidosa e caprichosa. Adorava hidratantes e perfumes, estava sempre com o cabelinho bem pintado e arrumado, as unhas feitas, e sempre se produzia bem para sair, escolhendo bem as roupas para montar um look harmônico, colocando uma maquiagem leve, usando suas joias… Eu, minha irmã e minha prima adorávamos passar uns dias das férias com ela, pois ela nos arrumava para passearmos juntas e visitar suas amigas, o que incluía penteados especiais e uma maquiagem bem suave, normalmente com blush e batom. Minha vó foi casada por mais de 60 anos e teve 4 filhos, 3 são mulheres. Minha amada mãe e minhas tias queridas são mulheres muito especiais. Foram incentivadas por minha avó a estudarem muito e a trabalharem desde cedo, formaram suas famílias, dedicaram-se às suas carreiras, tiveram filhos e netos. São mulheres batalhadoras, inteligentes e guerreiras. Hoje, são avós muito queridas por seus netos e também muito divertidas.

E todas elas construíram suas vidas até hoje sempre lindas, sempre trocando dicas de beleza e experimentando novidades da moda, ensinando suas filhas e netas a serem felizes e a se divertirem com a beleza. Cada uma com seu estilo e personalidade, respeitando as diferenças de opiniões. Uma mais delicada, outra mais ousada, outra mais clássica, mas, todas maravilhosas. Sem neuras, sem regras.

Eu tenho muito orgulho da minha família de mães e mulheres super poderosas e sou muito feliz por ter todo esse DNA. Por isso, escolhi essa foto fantástica da minha mãe, tias e irmã comigo (que tiramos em março no aniversário do meu sobrinho e afilhado).


Na foto, a partir da esquerda: eu, Jurema (minha tia e madrinha), Juraci (minha mãe), Júlia (minha tia e madrinha da minha irmã), e Vilene (minha irmã).

Até mais

Vanessa Machry

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This