Os pincéis na maquiagem

Hoje em dia temos uma infinidade de modelos de pincéis disponíveis para maquiagem. São tantas opções em valores, formatos, acabamentos, promessas… Será que precisamos de tantos pincéis diferentes assim? Será que eles fazem a diferença na hora de uma boa maquiagem? Será que cumprem todos os efeitos que prometem? Por onde começar?

Como tudo na vida, o nosso velho amigo bom senso já nos ajuda de montão. Eu acredito sim no poder dos pincéis para uma maquiagem melhor, com resultado mais eficiente e principalmente mais natural. Mas, não é preciso gastar uma fortuna e comprar todo um portfolio de modelos diferentes, principalmente para quem é iniciante. E também existem alguns modelos que são versáteis, podendo ser usados para mais de uma finalidade. Dá para usar as mãos (se elas estiverem bem limpas) para aplicar a base, o corretivo e uma sombra cremosa, por exemplo. Já um profissional precisa de uma gama um pouco mais ampla de pincéis para poder fazer seu trabalho de uma forma higiênica (isso é fundamental), eficiente e competente. Eu não gostaria de ter um maquiador aplicando os produtos com as mãos no meu rosto… não acho profissional, nem higiênico.

A minha primeira dica é escolher pincéis de cerdas naturais (e não as sintéticas). Elas são superiores, têm vida longa quando bem cuidadas (já dei dica de limpeza dos pincéis na coluna anterior), e deixam o resultado da maquiagem mais leve e uniforme. Imbatíveis! As cerdas sintéticas são usadas em poucos casos bem específicos, onde o foco é a precisão.

A segunda dica é escolher por onde começar, e eu sempre sugiro começar pela pele. Primeiro, invista num bom pincel de base, depois no de pó, e assim por diante.

Por último, sabemos que os pincéis são desenvolvidos para finalidades específicas, mas nada impede que a gente crie e inove, inventando o nosso próprio jeito de usá-los!

Vamos entender melhor os modelos de pincéis e suas funções? Assim, cada uma pode escolher melhor em quais quer investir e usar para praticar seus aprendizados.

  1. Pincel para base líquida: também conhecido como “língua de gato”. Ele é desenhado especialmente para depositar a quantidade correta de base para uma aplicação precisa e suave. As cerdas com formato oval são ideais para o contorno do rosto, incluindo as áreas ao redor do nariz, boca, olhos e próximas ao cabelo. Eu também gosto de aplicar o corretivo com esse mesmo pincel. O acabamento da base aplicado com o pincel fica sempre superior à aplicada com as mãos, mais uniforme e natural.

  2. Pincel para pó: esse pincel é o maior de todos, geralmente, com formato arredondado e bem fofinho. Serve para aplicarmos pó facial em áreas maiores, como rosto e pescoço, de forma leve e uniforme. Aqui as cerdas naturais são ainda mais importantes, pois garantem a distribuição do produto por igual, deixando a pele aveludada e delicada.

  3. Pincel para blush: também arredondado e fofinho, porém um pouco menor que o de pó (o que faz sentido se considerarmos que será usado numa área menor do rosto, nas maçãs). Também pode ser usado para aplicação de bronzer e contorno.

  4. Pincel kabuki: esse pincel é super versátil e é o preferido de muitas maquiadoras e blogueiras. Com formato curto e reto, foi desenvolvido para a aplicação do pó facial, mas também é usado para aplicação de base líquida (dá um efeito muito lindo de polimento na pele), além de outros produtos em pó como blush, contorno e iluminador. Porém, tenha cuidado, escolha apenas uma finalidade para o seu pincel (ou tenha um respectivo para cada objetivo). Se for aplicar a base com ele, não dá para usar com pó ou blush depois, já imaginou a bagunça no seu rosto?

  5. Pincel para sombra: o formato mais chatinho é perfeito para aplicarmos sombra em toda a pálpebra móvel. Obs.: na maquiagem dos olhos, cada cor de sombra pede um pincel, para evitarmos uma confusão e mistura de cores.

  6. Pincel para côncavo: esse pincel já dá uma grande diferença para quem quer fazer um olho mais elaborado, com efeito esfumado. Seu formato arredondado é perfeito para depositar a sombra mais escura no canto externo do olho e também para desenhar e destacar o côncavo.

  7. Pincel 3 em 1: esse pincel tem 3 funções num só (às vezes podem vir separadas em modelos simples). A escovinha serve para pentear a sobrancelha, o pente serve para alinhar e separar os fios dos cílios, e a ponta chanfrada é a mais perfeita do mundo para passar delineador em gel, vai por mim! Ah, o chanfrado também é ótimo para realçarmos o desenho da sobrancelha com sombra. Mas, lembre-se, escolha uma finalidade de cada vez.

  8. Pincel para esfumar: esse pincel é chato e bem mais curtinho, com acabamento reto e mais denso. Eu gosto muito dele para esfumar (com sombra) o lápis de olho, pois ajuda a fixar e a ficar mais natural, e também para aplicar apenas sombra na linha dos cílios inferiores (não gosto de passar o lápis nessa área).

  9. Pincel para lábios: opcional para a aplicação “caseira” de batom, mas obrigatório para profissionais.

  10. Pincel para corretivo ou sombra cremosa: desenvolvido para a aplicação de produtos cremosos, eu gosto de usá-lo para aplicar primer de sombras nos olhos, já que acho muito pequeno para o corretivo.

  11. Esponja: criada para a aplicação de produtos líquidos e cremosos. Indispensável para a aplicação de base creme a pó, pede cuidado redobrado com a higiene (deve ser lavada após cada uso para evitar acúmulo de bactérias e fungos).

  12. Pincéis compactos: como o nome já diz, são versões menores dos pincéis originais. Mais práticos e portáteis, servem para retoques durante o dia ou numa festa. O pincel compacto de pó, pelo seu formato estilo “vassourinha”, é excelente para a aplicação de contornos.

Gostou das dicas? Entendeu melhor as opções e os diferentes modelos? Quais tu vais escolher para começar a tua coleção? Não esquece de limpar sempre teus pincéis, já expliquei como na coluna anterior RESOLUÇÕES DE ANO NOVO

Eu quero saber tudo!!!

Super beijo, muito obrigada pela companhia,

Vanessa Moehlecke Machry.

Maquiadora Profissional e Consultora de Beleza

(51) 99969-3162

vmachry@gmail.com

https://www.facebook.com/vanessa.moehleckemachry

www.marykay.com.br/vanessamachry

19 Comentários

  1. Nossa! Eu me perco nesse mundo de pincéis! No dia a dia não uso (faço a pele com os dedos meso). Uso pincéis só para maquiagens mais elaboradas.

    • Vanessa Machry disse:

      Não tem problema, Talita. Eu sei que é fácil e rápido usar as mãos para se maquiar. Mas, te digo que depois de pegar o jeito com um pincel, tu não vais mais trocar. Começa com o de pó. Beijão.

  2. Sou apaixonada pela maquiagem da Mary Kay, na minha modesta opinião é insuperável. Eu tenho uma noção muito básica do uso de pincéis e foi legal saber um pouco mais

  3. Claudia disse:

    Oi Roberta
    Muito bom seu post
    Eu adoro maquiagem, mas confesso que não uso pincéis no dia a dia.
    Até tenho aqui, mas assim como a Talita, aplico a sombra com o dedo mesmo…rs.
    Quero mudar este hábito
    Bjs, querida

    • Vanessa Machry disse:

      Oi, Claudia. Tudo bem? Como eu falei tb pra Talita, experimenta os pincéis que tu vais amar. O efeito deles na make é excelente. Começa com o de pó e o próximo é o de blush. Beijão.

  4. Ai tantos pincéis diferentes e mesmo lendo tanta coisa sobre eles ainda confundo tudo haahaha

    • Vanessa Machry disse:

      Oi, Jaqueline! Muita calma nessa hora, querida. O jeito é começar aos poucos, sem se afobar. Primeiro o de pó, depois o de blush. Beijão, boa sorte.

  5. Ana Claudia disse:

    Nossa, que post mega explicativo. excelente…amei…
    maquiagem não é meu forte mas depois dessas dicas fiquei até com vontade de ter todos hahahaha

    • Vanessa Machry disse:

      Que show, Ana. Fico muito feliz em saber. Maquiagem não é tão complicado assim. A gente precisa perder o medo e praticar. Afinal, sai tudo com demaquilante. Beijão.

  6. Regina Dias disse:

    Adorei! Nunca soube escolher pincéis, vou ver se agora aprendo kkkk bjs Regina

  7. Adorei as dicas, tenho vários pincéis mas confesso que não sei usar todos, acabo usando só o de blush pra tudo, tá bom, sei que estou errada, mas agora aprendi um pouco mais! bjos

    • Vanessa Machry disse:

      Oi, Maria. Sem julgamentos! O que vale é a gente não se amedrontar. Vai ampliando tua gama de pincéis e praticando, garanto que vais gostar dos resultados.

  8. Adorei o post. Sempre fico na dúvida, principalmente no pincel ideal para aplicar a base

    • Vanessa Machry disse:

      Oi, Ariane! Que bom, fico feliz em ajudar. Usar o pincel para aplicar a base dá uma bela diferença, o acabamento fica superior. Experimenta e me conta. Beijão.

  9. felipe disse:

    Oi pessoal
    Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
    Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado 😉

  10. Os pincéis na maquiagem – Amigas e Mães Faça um Curso de Maquiagem Profissional pela Internet com Direito a Certificado! Conteúdo Exclusivo com Tudo sobre Maquiagem! Acesse https://goo.gl/FrEwcA e Saiba Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This