Oii pessoal tudo bem?

Hoje quem me acompanhou no Stores viu que fui num jantar beneficente no Madero que a querida Cris Azambuja era a embaixadora do evento, fiquei sabendo do jantar através dela.

Acabei conhecendo um pouco sobre o Projeto Alegria Sobre Rodas, como sou curiosa fui atrás para ter mais informações e passar para vocês.

Projeto Alegria Sobre Rodas:

“Ajudar o próximo faz bem tanto para quem ajuda, quanto para quem é ajudado!
O Alegria Sobre Rodas é um projeto de humanização com crianças que frequentam o Hospital São Lucas da PUCRS. A iniciativa prevê a compra de brinquedotecas e bibliotecas móveis para circulação nas salas de espera do hospital, e isso será possível com a ajuda da população.”

Palavras do Professor Sani Belfer Cardon – Coordenador do Projeto

O projeto “Alegria sobre Rodas” – um programa interdisciplinar que visa atender às necessidades pedagógicas de crianças e adolescentes em situação de internação e atendimento no Hospital São Lucas da PUCRS.

O programa se fundamenta na premissa de que crianças e adolescentes em situação de internações longas e/ou frequentes acabam se desvinculando da escola, de seus colegas, de seus amigos, o que pode não só prejudicar os processos de desenvolvimento cognitivo e psicomotor, mas também provocar um déficit lúdico, interferindo, assim, no desenvolvimento emocional e interacional, tão necessário para um crescimento saudável.

Com o auxílio de uma Brinquedotecamóvel e de uma Bibliotecamóvel, as ações do projeto pretendem trazer mais leveza ao dia a dia de quem precisa enfrentar problemas de saúde em fases tão precoces da vida. Utilizando veículos móveis — que poderão ser facilmente deslocados pelo hospital–, pessoas capacitadas irão realizar atividades lúdicas com esses pacientes, visando melhorar sua autoestima, motivá-las e fazê-las se sentir mais felizes, o que, indiscutivelmente, contribui para o tratamento.

Sob a coordenação de dois professores da Escola de Humanidades da PUCRS e de um grupo significativo de colaboradores da Instituição, participam deste projeto estudantes do Curso de Pedagogia, do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, além de graduandos da Faculdade de Educação Física e de Residentes de diferentes áreas. Sem medir esforços, essa equipe está empenhada para minimizar o sofrimento dos pequenos pacientes. Mas, para que o projeto se viabilize, além dos recursos humanos, será necessária a captação de recursos financeiros. O custo estimado é de R$ 48.896,00 (quarenta e oito mil oitocentos e noventa e seis reais).

Esse valor será utilizado para a construção dos carrinhos, dentro das normas técnicas exigidas pela área de higienização hospitalar, bem como para a aquisição de brinquedos, de materiais gráficos e de tablets, que irão compor os veículos móveis. O orçamento prevê também a confecção de uniformes com a identidade visual do projeto – “Pilotos da Alegria” – e a compra de produtos necessários para higienização e renovação dos brinquedos. O atendimento inicial ocorrerá nos ambulatórios do hospital, porém, a ideia é ampliarmos gradativamente os locais de atendimento.

O período de internação de um paciente deve ser o menos traumático possível e um trabalho de humanização dos ambientes hospitalares pode trazer benefícios psicológicos. Com essa iniciativa, esperamos tornar o tempo de permanência no hospital mais agradável e o tratamento menos doloroso, fazendo com que a recuperação seja mais rápida.

Dada a relevância dessa ação, salientamos que toda a contribuição será bem-vinda e fundamental para o sucesso deste trabalho.

Certos de sua colaboração, estamos disponíveis para sanar quaisquer dúvidas e fornecer maiores informações.

Isso tudo não é genial?

Quem tem filho sabe como é levar eles no hospital e ter que ficar lá muitas vezes por horas e em alguns casos até de internação (Já passei por isso e sei que não é fácil).

Quem tiver interesse em fazer alguma doação, mas detalhes no link abaixo 😉

Faça sua doação – Alegria sobre rodas

Obrigada Cris, Madero e Moglia pela oportunidade de conhecer esse projeto.

 

3 Comentários

  1. Que programa sensacional, achei criativo, educacional e lúdico! Parabéns a iniciativa de todos as pessoas envolvidas nesse projeto que irá ajudar muitas crianças!

  2. Tatiana disse:

    Não conhecia o projeto, mas me encantei.
    Parabéns por ajudar e divulgar.
    Bjs

  3. Que projeto bacana, toda forma de tornar o período de internação mais humanizada é bem vida, meu filho ficou internado e recebemos a visita dos Drs da Alegria e isso foi ótimo para recuperação dele, amei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This